segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

As delícias de cozinhar palavras

Um dos grandes prazeres das sessões de escrita criativa é o de escrevermos lado a lado e de partilharmos o que cada um de nós faz. Cada participante imagina soluções que surpreendem os seus companheiros e os inspiram. Cada um de nós recebe dos companheiros ideias e estímulos que nos ajudam a encontrar um caminho para dar a volta ao desafio que nos é colocado. Divertimo-nos em conjunto e, ao mesmo tempo, espantamo-nos com as coisas que somos capazes de fazer (os textos que abaixo se apresentam foram escritos de improviso no curto espaço em que cabem 40 minutos e não foram revistos).

A primeira proposta da sessão de 15 de Dezembro era construir um diálogo entre duas pessoas que se encontram presas num elevador. Elas tinham tido uma discussão antes de entrarem para o elevador. O que dirão uma à outra?
Para acrescentar alguma graça ao exercício, resolvemos fazê-lo como um acróstico a partir da palavra NATAL. (Este exercício foi adaptado de Quero ser escritor, de Elsa Serra e Margarida Fonseca Santos, ps. 17-18)
Aqui por baixo segue o texto que a V…. produziu. Resolvemos não censurara as liberdades tomadas com a linguagem!!!...
— Não me faças perder o juízo cntigo, pah! A minha paciência tem limites!!
— Ainda que estejas zangado comigo eu não tenho culpa do elevador avariar. Olha a porra!
— Tão pah? És burra ou fazes para ser? Quando sairmos daqui a primeira coisa que faço é deixar de te falar.
— Atão não vês que sim? Como se tivesses coragem! Quero ver isso.
— Lúcia é nome dela, por isso desampara-me a loja.

O exercício principal desta sessão inclui vários desafios. Eis o nosso ponto de partida:
“Numa cozinha ampla e vibrantemente cheia do sol de Inverno, um grupo de seis pessoas está reunida em redor do cozinheiro-chefe. Este apresenta as ordens para o jantar. De entre aquelas sete pessoas, uma não é um cozinheiro e outra esconde um objectivo que não é partilhado pelas outras e que envolve uma escova… Como é que essa intenção oculta e a pessoa que não é cozinheira irão interferir naquilo que se vai passar naquela cozinha?”
(Adaptado a partir de Pedro Sena-Lino)

Eis a produção de V……:
— Epah, tenho de pensar numa forma de conseguir seguir como meu plano, senão estou lixado. E aquele parvo que nunca mais chega, que chatice!
— Pssst! Tou aqui, pah! Tem lá calma contigo, isto vai correr tudo às mil maravilhas.
— Onde andaste tu, seu bandido? Diz-me a que horas é servido o jantar!
— Às 20:00h em ponto!
— E quantas pessoas estarão?
— Umas 100 pessoas, ao certo não sei, tenho de ter cuidado com as perguntas que faço, senão desconfiam!
— Eheheh… O prato principal vai ser o melhor de todos, certifica-te que todos comem aquela porra!
— Sim, chefe! Uma pergunta.
— Diz lá, pintassilgo!
— Como vais por o veneno para ratos na comida sem que ninguém te tope?
— Isso agora é comigo. E agora fora daqui, que eu tenho mais em que pensar e que fazer!
— Muuuuuaaaaaah, eu ganho sempre!

E agora, a produção de A.C.:
Numa terra fria do Pólo Norte havia uma aldeia requintada visitada anualmente por turistas de todo o mundo, onde se cozinhavam acepipes requintados e misteriosos, daqueles que se degustam e não se sabe muito bem quais são os ingredientes da receita. Nesta aldeia em tempos idos ocorreu um crime violento, sanguíneo, horroroso, na principal cozinha da principal casa da aldeia. Vieram inspectores cheios de casacos compridos, abafos de pescoço e botas de neve, de outras paragens, tentar resolver o caso. Chegaram já noite, o crime tinha acontecido há muito pouco tempo, e o cheiro a sangue ainda pairava no ar frio e farejaram, quais cães, a possibilidade de o crime ter acontecido por motivos passionais.
Nessa cozinha ampla e vibrantemente cheia de sol, devido às janelas grandes e aos tectos envidraçados (um pouco estranho) tinham trabalhado um cozinheiro chefe de renome mundial e seis cozinheiros ajudantes; digo tinham, porque quando os inspectores chegaram havia apenas os corpos esquartejados, pernas, braços, orelhas, crânios das sete pessoas, espalhados no chão, na parede e até nos tectos da cozinha.
Os inspectores reuniram-se muitas vezes procurando o móbil de tão hediondo crime, sabiam que havia uma mulher suficientemente forte, sádica e fria que poderia ter realizado tal acto; a escova deixada na cozinha por debaixo de uma mesa, num canto escondido, continha ainda os cabelos louros da última penteadela feita por ela num acto de beleza, ao acordar na manhã!

Eis o que J. escreveu:
Eram ao todo sete pessoas numa só cozinha, um deles o cozinheiro chefe, um dos mais prestigiados cozinheiros de Portugal, com receitas secretas que faziam da comida dele a melhor comida de Portugal, e o seu restaurante era o ponto obrigatório de paragem para todos os turistas. Ele estava à procura de novos cozinheiros e escolheu seis, para aprenderem como cozinhar bem, e um deles era o filho do chefe, por isso iria sair-se bem, de certeza. Quando este estava a cozinhar, deixou cair uma panela no pé, e logo a seguir disse:
— Chega, estou farto! Pai… não é isto que eu quero para mim! Vou-me embora – e saiu.
Todos ficaram bastante espantados, mas continuaram a cozinhar, uma das cozinheiras que estava lá tinha falsificado os papeis para entrar só para estar como filho do chefe. Como este se foi embora, então disse:
— Desculpem mas eu não sou cozinheira… Vou-me embora! – e saiu a correr.
—Impostora! – gritou o chefe – Hoje é só confusões, não tenho descanso! – Quando se virou para traz, tinha uma arma apontada à sua cabeça, e quem lhe estava a apontar a arma disse:
— Passa-me o caderno das receitas secretas… já!

Por fim, eis o resultado da participação de P.:
Seis barretes brancos acenavam em sinal de entendimento, ouvida cada ordem. Uma mão levantou-se para fazer uma pergunta técnica e depois os acenos continuaram. O chefe de cozinha bateu palmas e cada um foi para o seu posto de trabalho.
Na área de preparação dos legumes, Silvestre empurrou com o pé o seu pequeno saco para trás do balde do lixo e começou a desfazer as cenouras em fitas e palitos. Apesar de se ter exercitado, as dimensões dos legumes cortados eram suficientemente desiguais para merecer uma reprimenda do cozinheiro chefe. Se ao menos pudesse manter-se naquele trabalho por mais dois ou três dias sem que o despedissem!... A vaga de cozinheiro fora providencial. Tinha finalmente conseguido acesso ao restaurante de Filinto “Berlusconi”, o famoso mafioso, e arranjaria maneira de conseguir colocar as escutas e as microcâmeras na sala privada em que este jantava com os seus sócios.
A dado momento, o primeiro criado de mesa entrou a cambalear, verde como um puré de ervilhas. Aí estava o efeito dos pozinhos mágicos que o seu amigo químico amador lhe tinha dado. Rodearam o pobre, que vomitou para o chão e foi evacuado. Pouco depois sucederam-se os outros dois criados de mesa.
—Agora o fazemos?! – o chefe de sala lançava as mãos à cabeçºa.
Silvestre deu um passo em frente e ofereceu-se para ocupar o lugar de um deles. Apalpou no bolso as microcâmeras, os microfones e o estojo onde tinha o pó e o pincel para tirar as impressões digitais dos copos…

Ficamos à espera de vós – alunos, professores, funcionários, etc – para se juntarem a nós às quartas-feiras e sextas-feiras às 14:30h (ou noutra hora que queiram marcar).
Em breve regressaremos com duas novas e surpreendentes versões da história do capuchinho vermelho e com o resultado da sexta sessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário