sábado, 11 de dezembro de 2010

Escrita Criativa: Exercício "O meu mundo"

A nossa oficina de Escrita Criativa está a dar frutos. O talento dos nossos participantes é contagiante.

Na segunda sessão tivemos de responder ao desafio de imaginarmos ser um cinzeiro acabado de chegar à mesa do café... Houve quem não gostasse da ideia do cinzeiro e trocasse este objecto mal-cheiroso por uma chávena, mas não houve crise. o que é preciso é arranjar um pretexto para deixar a imaginação correr.

Eis dois dos resultados dessa sessão:

Participante 1:
"Já fui bebida, estou ainda com as minhas partes redondas internas cheias daquele líquido pastoso cor  do café e sinto na minha fronteira com o mundo, os lábios quentes e gostosos daquele homem que me bebeu, sôfrego, como se o mundo acabasse naquele café!
Agora estou à espera da empregadita, coitadita é tão sem graça, para me levar sem qualquer cuidado, para aquele sítio onde vou ser lavada juntamente com todas as minhas irmãs e irmãos de desventura. 
Fica-me apenas a certeza que amanhã, ou logo, vou sentir novamente os lábios quentes e grossos do homem que me sorveu"

Participante 2:
"Levaram-me para uma mesa onde estava um senhor e uma senhora. Fui percebendo que o senhor se chamava João e a senhora, Joana. Estavam a falar de algo... não estava bem a perceber. Diziam as palavras "corpo", "desaparecer", "apanhados", "casa"... e insultavam-se um ao outro, oh meu Deus, o que se estava a passar? Só depois é que percebi, quando o João disse a palavra "assalto", tinham assaltado uma casa, o dono aparecera, tinha-os apanhado, ameaçava denunciá-los. Então eles mataram-no, só tinham que fazer desaparecer o corpo. Estava muito bem a ouvir a conversa, curiosa como tudo, quando me foram buscar à mesa. Espera, deixa-me ficar mais tempo ali! Quero ouvir a conversa..."

Em breve publicaremos mais alguns dos textos produzidos durante as nossas sessões.

Os exercícios destas sessões foram adaptados sobretudo a partir de Curso de Escrita Criativa, de Pedro Sena-Lino, e de Quero ser escritor, de Margarida Fonseca Santos




Sem comentários:

Enviar um comentário