terça-feira, 7 de dezembro de 2010

As asas da Lontra Bernardina

Formação para professores regressa ao Sítio das Fontes
Pelo terceiro ano consecutivo, “Os Contos do Mago” – Uma ficção da criação Geológica do Algarve, serão o tema para 3 acções de formação para 45 professores do concelho de Lagoa.

Sítio das Fontes – parque municipal e a Dona Lontra Bernardina, realizaram a primeira de três acções de formação para professores, previstas para o presente ano lectivo. Estas acções foram desenvolvidas no âmbito PREAA – Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte e contou com 10 docentes de concelho de Lagoa.

O conto “As Asas da Dona Lontra Bernardina” foi trabalhado pelo formador, Helder Romão do Sítio das Fontes, e pelos participantes nesta acção. Consistiu sobretudo num percurso pedestre de interpretação da paisagem, ao longo da margem esquerda do esteiro das Fontes, à descoberta dos espaços naturais ligadas ao estuário do rio Arade.

Estas jornadas formativas têm como objectivo primordial a descoberta do mundo natural que nos rodeia, com o qual convivemos quotidianamente e que, frequentemente, nos passa despercebido.

Nos meses de Novembro e Dezembro, decorrerão também oficinas de exploração do conto “As Asas da Dona Lontra Bernardina”, em que participarão, numa primeira fase os professores e as respectivas turmas. Mais tarde, será a vez de os alunos reinterpretarem a história. Serão as Sessões do Conto e de Retorno ao Conto, dinamizadas pelo formador/pedagogo Rui Afonso, recorrendo à expressão oral, corporal e à precursão.

O Sítio das Fontes esteve também presente num dia de sessões de conto que decorreu no Jardim-de-infância e na Escola E.B. 2,3 Jacinto Correia em Lagoa, onde participaram quase 100 alunos.

No primeiro trimestre de 2011 os professores regressarão com os seus alunos ao percurso pedestre do Sítio das Fontes e, no fim de Março, está previsto um encontro de encerramento a ter no lugar no anfiteatro deste Parque Municipal. No encontro haverá, entre outras actividades a divulgar posteriormente, uma mostra de trabalhos realizados ao longo do ano lectivo 2010/11.


Imagens alusivas a esta comunicação












30-11-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário