sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Os nossos alunos também apreciam uma boa desgarrada...


           O espetáculo a que assistimos no dia vinte e quatro de outubro permitiu-nos conhecer Afonso Dias, um artista cativante e comunicativo, cheio de entendimento poético.
        Começou por se apresentar. Um olhar aberto e perspicaz rodeou a sala Polivalente da Biblioteca onde nos encontrávamos. Éramos cerca de 40 alunos, expectantes. Em tom de voz pausado, sem pressas, apresentou-nos uma pessoa habituada a lidar com o público jovem. Foi neste ambiente criado em poucos segundos que a sua atuação nos levou pelos sons da literatura e da música – os textos líricos cantados eram embalados pelo dedilhar da sua guitarra clássica. A voz da guitarra e a voz do artista, agradável conjunto, faziam pontuações no ar, levando-nos a imaginar as reticências, e as vírgulas, e as exclamações de sentimento. Estávamos diante de um artista confiante, largando a intervalos pequenas piadas e sorrisos de simpatia. A sua ligação à plateia foi quase imediata. Logo após os primeiros cinco minutos, inconscientemente, ficou-se com uma sensação de familiaridade em relação a Afonso Dias. Cada um de nós deve ter sentido, de facto, que já havia travado conhecimento com este artista-poeta, em qualquer lado, em qualquer parte.
       Os poemas tornados melodias tinham a assinatura de duas personalidades completamente distintas: António Aleixo e Fernando Pessoa. Para assegurar esta distinção (aparente), Afonso Dias despersonalizou-se, ao jeito da heteronímia pessoana, e ora surgia como Aleixo - de chapéu rústico, simples e campónio -, ora aparecia como Fernando Pessoa – de óculos sérios e tristes. Enfim, uma desgarrada improvável… ou provável? Até ao final da atuação, lentamente, a atuação foi-nos dando a perceber o que poderia, afinal, ser tão próximo e comum aos dois grandes poetas da literatura portuguesa.
        Se valeu a pena? Vale sempre a pena se a atuação não é pequena. Foi grande! E encheu a nossa alma.
Um agradecimento especial à Professora Mónica Nóbrega e aos alunos do Curso de Aprendizagem - Rececionista de Hotel.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário