terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os nossos alunos foram notícia...










Reportagem do Projeto “Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário”
 

                A nossa aventura, para mim e para os meus colegas participantes no projeto, teve início com a construção, apresentação e discussão das medidas a submeter à sessão escolar, logo em Janeiro.
              Depois de muito esforço e dedicação, conseguimos, no dia 6 de Março de 2012, na sessão distrital que se realizou em Faro, lutar pelas nossas propostas, convencendo os nossos outros colegas deputados de que as nossas medidas eram exequíveis, sendo o nosso trabalho reconhecido, após a votação do projeto final a levar à sessão nacional, tendo sido a nossa escola, juntamente com a escola secundária de Albufeira, a mais votada para representar o círculo eleitoral de Faro na sessão nacional, na Assembleia da República.
             Com esta conquista, o objetivo de se construir um futuro melhor para as gerações futuras, em que a cidadania e a solidariedade estejam presentes no dia-a-dia de cada um de nós, começou a cumprir-se.
             Nos dias 28 e 29 de Maio de 2012, e em trabalho de pares, tudo fizemos para que as “nossas” medidas viessem a fazer parte do projeto final, a submeter na sessão plenária, o que efetivamente voltou a estar ao nosso alcance, uma vez que duas das medidas constantes do mesmo passaram a fazer parte do projeto da 2ª comissão.  A partir daí foram variadíssimos os contatos que estabelecemos com jovens de todo o país, incluindo dos arquipélagos da Madeira e dos Açores e ainda da Escola Portuguesa de Macau.
             Todos unidos, em prol de um único e maior objetivo: promover a cidadania através das redes sociais”.
              A receção que nos foi prestada enalteceu-nos e também a todos os que nos acompanharam até esse momento máximo do nosso desempenho, fazendo-nos sentir verdadeiros deputados e verdadeiros jornalistas, ainda que só por dois dias, mas que poderão ter sido os primeiros de muitos outros. A forma como todos os funcionários e restantes membros da Assembleia da República nos trataram, foi indiscutivelmente a melhor.
             Impõem-se-nos ainda fazer um sentido agradecimento à Câmara Municipal de Lagoa, que incondicionalmente, nos apoiou desde o primeiro instante, tendo colocado ao nosso dispor toda a logística necessária, para tornar possível a concretização deste nosso objetivo, agradecimento também ele extensivo à nossa professora, pois sem ela não teria sido possível vivermos este sonho.
             Chegados a este momento, estamos certos de termos honrado o nosso distrito e sobretudo a nossa escola, provando a todos os que acreditaram em nós e não menos aos que se mantiveram mais distantes do nosso trabalho, que afinal não somos uma geração sem futuro e, mais do que isso, somos uma geração que se preocupa com o futuro, o nosso e o de todos os que nos rodeiam.
            Não será certamente tarefa fácil, mobilizar tantos jovens em prol de uma causa, por mais útil que ela possa ser, mas foi sem dúvida fácil, deixar-nos fascinar por um projeto desta dimensão e com esta capacidade de nos fazer pensar e agir em coletivo.
            O nosso reconhecimento à equipa de coordenação da Assembleia da República será sempre pouco, perante um desafio tão enriquecedor para os que nele tiveram a honra de participar, ainda que nem todos tenham conseguido chegar tão longe quanto nós chegámos.
            É com grande orgulho que hoje damos a conhecer o nosso testemunho, que hoje mostramos a história da nossa participação, acreditando que esta será para repetir, tantas as vezes quantas as que nos forem permitidas, tantas as vezes que soubermos levar a bom porto as nossas ideias, as nossas convicções.
            Ainda uma palavra final dirigida todos os nossos colegas, levando-os a unirem-se a esta causa tão nobre e dando-lhes a garantia de como é gratificante, “regressar a casa” com a certeza do dever cumprido.
            Outros antes de nós já terão sentido esta felicidade e outros certamente nos sucederão.                           
A jornalista:
Carina Isabel Martins Carvalho


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE ANTÓNIO MARTINS DE OLIVEIRA - Lagoa

 

Sem comentários:

Enviar um comentário