domingo, 29 de janeiro de 2012

Visita do deputado do PCP, Miguel Tiago à ESPAMOL






No passado dia 23 de janeiro, recebemos a visita do deputado do PCP, Miguel Tiago, no âmbito do projeto orientado pela professora Isabel Faina, Parlamento dos Jovens.
A conferência teve lugar no auditório da escola e contou com a presença de várias turmas do secundário. Este colóquio foi de grande interesse para todos, uma vez que foram abordados vários temas, tais como, o funcionamento da Assembleia da República, a importância das comissões parlamentares, a recapitalização da banca, o que é “ser”/”estar” deputado, a desvalorização da moeda, entre muitos outros.
O deputado também respondeu a algumas questões formuladas pelos alunos e professoras presentes, a saber: qual a diferença entre um comunista e um socialista; quanto tempo é necessário exercer cargos políticos para obter uma reforma; como se distribui o dinheiro emprestado pela Troika; como se poderia evitar o empréstimo pedido à Troika; o que mudaria se o PCP fosse governo; quais seriam as consequências se Portugal saísse da EU e se se deixasse de usar a moeda de euro;  quais as vantagens da regionalização e muitas mais questões que foram surgindo nos espíritos curiosos dos nossos alunos.
Valeu a pena ouvir esta mente esclarecida. Esperamos poder contar com estas iniciativas de forma mais frequente.
Relembro uma vez mais, que um dos objetivos desta visita foi a sensibilização dos alunos para a participação no projeto “Parlamento dos Jovens”, cuja próxima sessão será distrital e está agendada para 6 de março, em Faro.
Acreditamos que a nossa lista fará um brilharete em Faro e representará, no dia 28 ou 29 de maio, a nossa escola, na Assembleia da República em Lisboa.
Força pessoal! Mostrem o que valem!

Se quiseres conhecer mais sobre este projeto, espreita aqui:

Podes visionar grande parte da conferência aqui. Aproveita!


Sem comentários:

Enviar um comentário