E S C R I T A C R I A T I V A
Material: folha de papel e caneta
Tempo: 5 minutos
LEITURA DE CADA ACRÓSTICO
M uito
A tenta
R esponsável
I mpertinente
A morosa, por vezes.
N ada teimosa
A tenciosa
J
V aidosa
A legre
L eal
E nunca
R acista
I nquieta
A migável
A tencioso
N ada
T eimoso
O riginal
N unca
I rrito
O s outros
J
L eal,
E specialmente
T agarela
I mpertinente
C onsciente
I rritante,
À s vezes
J
F anático
A tento
B rincalhão
I nteligente
O uvinte
J
I rresponsável
I rresponsável
V árias vezes,
A tencioso,
N unca
2ª atividade: Ana? Gramas fazer isto, é?
Isto é… fazer anagramas?
a) No quadro escrever P R T O A
b) Descobrir quantas palavras se conseguem escrever com as 5 letras ( sem repetir nem deixar nenhuma de fora).
c) Escrever o texto mais curto que se conseguir, usando as palavras descobertas bem)
d) Ler o texto em voz alta e de forma rápida
Material : folhas de papel e canetas
Tempo: 4+ 4 minutos
RESULTADOS
A TROPA estava numa missão de RAPTO. Um soldado forçou a PORTA e entrou casa adentro, foi à cozinha, sacou dum TRAPO, partiu um PRATO e deparou-se com o alvo a meio do PARTO.
(Fábio, 9ºC)
Eu PARTO para a TROPA hoje, por isso parti um PRATO e depois bati com a PORTA ao sair. Agora pus um TRAPO no muro para fugir da TROPA.
Valéria 10ºC
Comia no meu PRATO frango assado, enquanto na TV via notícias sobre um RAPTO em que a TROPA estava envolvida. Assim PARTO furioso, abro aPORTA, vesti um TRAPO e PARTO em busca do ladrão
António 10ºC
A PORTA abriu-se e ouviram-se gemidos de uma mãe que teve um filho de um soldado da TROPA que foi vítima de um RAPTO e que a mulher agora está em PARTO, usando apenas um TRAPO limpo as lágrimas de um PRATO.
Igor 9ºE
Atrás daquela PORTA há um PARTO, o que me fez TOPAR foi o TRAPO ensanguentado. É rapaz, quando crescer irá para a TROPA. Agora que a comida está pronta, esperemos que não haja nenhum RAPTO pois está na hora de ir para ao pé do PRATO.
Mariana 10ºC
3ª atividade: 20 letras
(grupo – 4/5 elementos)
a) Cada um escreve 20 letras ordenadas em palavras (que podem ficar incompletas)
b) Todas as letras contam
c) O tema é livre
d) A folha passa de aluno para aluno dentro do grupo, após as 20 letras escritas, e o seguinte continua a história
e) Ler os textos produzidos
RESULTADOS:
Grupo I
Saudade é amar incondicionalmente, pensar, sonhar e chorar por alguém que faz das nossas vidas, alguém que nos deixa felizes, sem olhar a aparência, mas apenas olhar para o seu interior
António, Letícia, Mariana e Valéria (10ºC)
Grupo II
Há quem diga que existe Amor à primeira vista. Eu não acredito nisso. Pois só há amor à segunda ver é crer e crer é poder e, acena de tudo, o amor consta do coração e não da visão do corpo. O corpo tem o perfume que todos querem, a sedução reina neste.
Fábio e Ivan (9ºC) e André e Igor (9ºE)
4ª atividade: Descrição de uma imagem – paisagem com neve - através de apenas 4 dos sentidos(audição, tato, olfato, paladar)
Material: projetor, uma imagem projetada, folha de papel e canetas
Tempo: 8 minutos
Leitura dos textos produzidos
Está frio, cheira à Natureza, o solo é fofo, e está a ir a baixo cada vez que dou um passo. Isto é duro, pois bati com a cabeça e cheira-me a casca de árvore, caem coisa fofas na cabeça, até parece que foi o meu coração apaixonado que me deu a sensação de estar nas nuvens a pensar na minha namorada. È tudo tão bonito, imaginado no meu coração, mas isto a mim parece-me neve, deve ser uma paisagem giríssima.
Ivan
Sinto a brisa fria deste estranho lugar, enquanto o sinto, penso na vontade que tenho de o explorar, nunca lhe toquei, nunca o senti pois tudo não passou de um sonho que em breve esqueci e não voltei a lembrar. Sei que era calmo, não perguntem porquê pois como poderia explicar algo que não se sabe o que é… são memórias… são o quê? São fruto do coração, pensamento que não se vê.
Igor
Tenho tanto frio, parece que estou no meio do Ártico. Não posso ver… não sei onde estou, tanta sorte tenho por ter outros sentidos que me ajudarão a descobrir onde ando.
Sentei-me, consigo sentir o frio e a humidade do gelo debaixo de mim, é frio mas confortável esta neve. Ouço o vento a soprar fortemente como um corropio entre as árvores que imagino serem agitadas pelo vento.
Estendi a mão… senti as afiadas agulhas de pinheiros cobertos de neve, continuo sem saber onde estou mas agora vou seguir o coração.
Mariana
O ar é refrescante e ao respirar sentimo-lo como um rio de água cristalina a fluir dentro do nosso ser.
Esse frio congela-nos a pouco e pouco mas se estivermos envolvidos nos braços de quem nos ama, esse frio não consegue passar para a nossa alma, pois o amor dessa pessoa não o torna possível. O amor pode derreter o mais antigo r forte glaciar…
Letícia
Sinto algo a derreter nas minhas mãos. O leve murmúrio do vento faz-me pensar onde estou. Começo a sentir-me com frio e decido vestir o casaco, ao movê-lo sinto o cheiro a árvores e neve, algo a que não estou habituado mas que me agrada. Tento imaginar como seria se pudesse ver o que me rodeia, mas sei que não é possível e contento-me com a satisfação que esta sensação me dá. Não só o ar puro como a dificuldade de andar me dão a certeza que estou no cume de uma serra com neve.
Fábio
AGRADECEMOS A TODOS OS PARTICIPANTES E À PROFESSORA SAMEIRO, QUE DINAMIZOU A OFICINA
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